20/11/2018

Será que um dia serei vegetariano?

Pois... então o que se passa cá em casa é o seguinte...  As meninas decidiram ser vegetarianas. A transição já se tinha iniciado há alguns meses, digamos que neste momento são 99%  vegetarianas. Mas há um resistente.... eu! até alinho com elas em algumas refeições. Acreditem, tenho reflectido bastante no assunto, mas por enquanto não alinho nessa opção apesar de já ter diminuído o consumo de carne, principalmente carne de porco, mas calma, não é por questões religiosas.
Acompanho a polémicas, as guerras, os debates, tenho em atenção os prós e os contras. Mas tenho aversão a radicalismos principalmente nesta área, e quando me deparo com vegetarianos ou vegans com ódio mortal a quem consome carne, aí penso que eles perdem batalhas.
  Por outro lado, não haverá uma falta de coerência em relação ao facto de, geralmente, tratarmos os animais de maneiras diferentes? Numa região certos animais são companhia noutra os mesmos são alimento. E a cruel exploração animal (existem excepções) que está longe dos nossos olhos? E a poluição que afinal é muita nesta industria? E ao longo dos anos, porque nos habituámos a consumir tanta carne? Não vou referir aqui  pormenores técnicos nem dissertar sobre a evolução das espécies e a sua alimentação, apenas estou a partilhar com vocês o que neste momento penso sobre o assunto.
Vou continuar a ser omnívoro por enquanto. Continuo a não resistir a um cozido à portuguesa, a um entrecosto grelhado, a uns chocos com tinta, e adoro queijo, mas não abdico de provar os pratos (vegetarianos) que elas fazem cá em casa.  Acredito que muita gente pensa como eu. Quanto ao futuro não sei... vamos ver... e para ilustrar  este post escolhi uma açorda alentejana.



3 comentários:

  1. Permite-me que partilhe um pouco da minha experiência pessoal :) Eu não sou vegetariana mas não como carne desde 2000. Fui reduzindo o consumo aos poucos, e depois parei completamente, até hoje. Como algum peixe, sim, e também ovos e lactícinios, mas a maioria das minhas refeições acabam por ser vegetarianas. E não ando a pregar por aí para que os outros deixem de comer carne! Acho que é uma decisão muito pessoal e cada um sabe de si. Recentemente, depois de assistir a alguns documentários sobre o impacto que as nossas escolhas alimentares têm no papel, fiquei ainda mais convencida da minha escolha. Não sei se temos todos de deixar de comer carne, mas tendo a acreditar que o planeta não vai mesmo aguentar se continuarmos a comer da forma que comemos... Nem a nossa saúde, acrescento ainda! Mas... Porque também não sou de extremismos ou dramatismos em exagero, só gostava mesmo que cada um parasse um bocadinho para reflectir conscientemente sobre este tema e sobre as suas opções. Mesmo que depois conclua que está tudo bem e que vai mantê-las :)

    ResponderEliminar
  2. TENHO UM FILHO VEGETARIANO E QUANDO FAÇO REFEIÇÕES PARA ELE ... FAÇO SEMPRE COMPANHIA E NÃO SINTO FALTA DA CARNE OU PEIXE!!!BJ

    ResponderEliminar
  3. Olá, tudo bem? Meu nome é Tanara e estou voltando pro mundo blogueiro agora! Adoraria se vc visitasse meu blog e seguisse, caso goste! Também seguirei o teu! Grande beijo! (:

    ResponderEliminar