05/03/2005

Podcast

Podcast é uma espécie de rádio via internet, mas não é ao vivo, é um arquivo de mp3, e qualquer pessoa o pode fazer num computador, existem programas próprios para isso, o All2wav e Audacity são exemplos, convém também ter por perto um microfone é claro.
O nome vem de Ipod (leitor de mp3) e broadcast (transmissão).
Podemos fazer um programa de rádio, gravar as nossas musicas favoritas, gravar fala com musica de fundo, fazer um tutorial etc. podemos portanto falar sobre o assunto que nos apetecer, e depois gravar em ficheiros e disponibilizá-los na Internet.
Existem já muitos sites que nos oferecem Podcasts para download, e sobre os mais variados assuntos, musica, política, religião, tecnologia, etc.
Muitas estações de rádio disponibilizam programas em formato Podcast.
Eu uso também um programa próprio para me auxiliar nos downloads chamado Ippoder, mas uso-o há poucos dias e ainda não estou muito familiarizado com ele.
Penso que qualquer leitor portátil de mp3 pode ser usado para ouvir os Podcasts, até nos telemóveis, pois um dos objectivos do Podcast é podermos ouvir estes ficheiros sem termos a necessidade de estarmos presos a um computador, no meu caso uso um telemóvel Qtek 8080 com o sistema Windows, faço o download dos ficheiros e gravo-os num cartão SD de 128 Mb. Depois é só colocar os auscultadores e ouvi-los por exemplo durante as nossas viagens diárias.

Alguns Sites úteis:

http://www.ipodder.org/

http://www.digitalminds.com.br/blog/

http://live.curry.com/

http://podcastalley.com

Sem comentários:

Enviar um comentário