03/09/2020

Provar a maçã



No inicio deste ano decidi adquirir um iPhone,  não estava farto do Android, até porque gosto de ter tudo personalizado à minha maneira, coisa que o iOS dificulta ao utilizador. Comprei por curiosidade e também porque foi num campanha a um preço bastante atractivo. Eu já sabia que o ecossistema da Apple funciona bastante bem,  por exemplo, tiramos uma foto e ela fica logo disponível  nos outros aparelhos. O mesmo acontece quando escrevemos uma simples nota.  Também recebemos avisos que podem ser bastante importantes relativos à segurança, um dos exemplos é quando é detectado um primeiro login num dos aparelhos. Existem muitos mais exemplos mas não vos vou maçar com isso.  Decidi então continuar  no mundo Apple ao adquirir um iMac e um iPad Pro. No iMac apenas temos aparentemente um monitor (neste caso 21,5 polegadas), o teclado e o rato. O computador está inserido no próprio monitor. Está muito bem  concebido e com um design bastante atractivo e a Apple é imbatível nesta área. De salientar  a qualidade da imagem e do som que é excelente tendo em conta que as colunas estão dentro do monitor. Quanto ao software… há um tempo de adaptação e de pesquisa que pode demorar algum tempo, principalmente para alguém como eu que gosta de utilizar bem os recursos que me são disponibilizados. O que mais utilizo num computador são as Redes sociais, mail, agenda, Microsoft Office, edição de fotografia e ouvir musica .  Quanto à edição de fotografia estou a usar o Capture One. Tudo isto é  fácil neste macOS, mas, para mim, também o é no Windows. Alguns programas que uso no Windows funcionam menos bem no Mac,  vou pois continuar com os dois sistemas. É frequente ouvir os utilizadores de MacOS dizerem que este sistema operativo é melhor que o Windows mas isso não é verdade, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. O Windows 10 nunca me deu problemas, por outro lado o macOS Catalina é um sistema operativo muito estável, fácil e até divertido  de utilizar. 

 Quanto ao iPad, estou a usá-lo para trabalho, para ler revistas digitais, jogar, etc... é o ideal para levar na mochila. Este iPad Pro é uma máquina bastante potente e muita gente utiliza-o como substituo dos computadores portáteis, mas eu sempre preferi o ecrãs grandes como o do iMac por exemplo, ou no mínimo um portátil de treze polegadas. Futuramente continuarei a escrever sobre este este assunto, que me parece bastante interessante.









3 comentários:

  1. Oi boa tarde. Tudo bem? Quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número 85.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
  2. Em casas quase todos têm iphone mas dos três, dois querem mudar e só um está mesmo satisfeito com a marca. Nunca tive mas por vezes utilizava os deles e não correspondia às minhas expetativas. No que diz respeito a telemóvel sou muito feliz com a Huawei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como ouvi num podcast "no android fazes o que queres, no iphone fazes o que ele quer". Até me dou bem com o iphone, principalmente devido ao ecosistema. Para mim um não é melhor que o outro, mas de facto prefiro a liberdade que android me dá.

      Eliminar