29/09/2022

Arraiolos (Férias 2ªparte)

 Finalmente de volta. Este post vem com algumas semanas de atraso, mas outros projectos pessoais têm-me ocupado todo o tempo livre. Como vos prometi aqui fica o relato e as fotos da segunda parte destas férias passadas totalmente no Alentejo. Ora Arraiolos é uma vila que já conheço há bastantes anos e onde fiz alguns amigos devido à pratica do btt. Terra de gente hospitaleira sem duvida, quem sabe se não será onde vou viver a minha reforma.  Quanto ao alojamento, ficámos na Casa do Plátano que se situa no centro da vila. Fomos recebidos de uma forma extremamente simpática, as condições do alojamento são excelentes, podem ver as fotos aqui. O pequeno almoço está incluído, curioso que no Alentejo os pequenos almoços dos hotéis nunca me desiludiram.  Resumindo, tem todas as condições para nos proporcionar uma excelente estadia  naquela terra alentejana. Em Arraiolos come-se bem, até os vegetarianos, como a minha cara metade,  têm várias opções. Por exemplo a Republica da Empada que se situa na Praça do Município foi uma excelente surpresa, pois apesar da variedade de empadas temos também outras opções para almoçar ou jantar. E como sabe bem ao fim da tarde sentarmo-nos  ali na esplanada em amena cavaqueira a desfrutar  uma boa garrafa de tinto.  Mas restaurantes é coisa que não falta em Arraiolos, e os docinhos nas pastelarias? ui!! Podem experimentar também os pasteis de touchinho e para isso visitem a pastelaria O Toucinho que se situa no Largo 25 de Abril. Como devem saber Arraiolos é conhecida pelos tapetes, se lá forem dêem um saltinho ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos que fica junto à câmara municipal, vale a pena a visita. Durante a estadia percebi que eventos culturais não faltam na vila, e não é um lugar deserto pois vimos sempre movimento nas ruas, gentes locais e turistas. Aconselho a subida ao castelo para admirem a paisagem alentejana, compensa de longe o cansaço da subida. Fica mais uma dica, quem queira visitar Évora são apenas 22 quilómetros, fica bem pertinho.

Agora a parte menos boa. Durante anos fiz  com alguns amigos passeio de btt ali na região. Passeávamos pelos caminhos e trilhos sem destruir nada. Mas segundo relatos de pessoas da vila muitos proprietários decidiram colocar vedações mesmo em terrenos que não são usados há dezenas de anos, e também em caminhos que são públicos. Até a ciclovia tentaram destruir. Típico do tuga manhoso que também existe no Alentejo.


8 comentários:

  1. Pelo que li e vi as férias foram bem passadas e aproveitadas! Coisa boa!
    Lindas fotos!
    abraços, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Um belo texto muito favorável às terras do Além-Tejo e à sua variada e saborosa gastronomia.
    A "Casa do Plátano" deve ser uma excelente residencial a exemplo de outras espalhadas pelo Alto e Baixo Alentejo. Enfim, ficou-me o gosto e o orgulho de ser alentejana. Mesmo sabendo que que tugas manhosos existem em todo o lado...até no Alentejo, imagine-se!! :)
    As fotografias estão um primor. Parabéns.
    Se houver mais localidades alentejanas para destacar, faça favor de nos mostrar e contar as suas impressões.
    Tudo de bom. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Não me canso de viajar pelo Alentejo e irei sempre que possível mostrar aqui no blog as nossas viagens ou talvez a palavra mais indicada... as aventuras por terras de um povo que tanto admiro.

      Eliminar
  3. great post!
    would you like to follow each other?
    follow me first and I'll follow you back.
    www.rosetinz.com

    ResponderEliminar
  4. Que imagens e local lindo, amei suas fotografias. E os relatos, me foram bem atrativos, da até vontade de ir visitar. :D

    ResponderEliminar
  5. Uma região lindíssima, que infelizmente conheço pouco! Adorei as imagens!
    Abraço
    Ana

    ResponderEliminar