04/09/2022

Mértola (Férias 1ªparte)

 E pronto, de volta ao trabalho que as férias já acabaram. Desta vez o destino foi o  Alentejo. Parece coisa de malucos não é? férias no Alentejo em Agosto... Mas não, nós sabíamos de antemão e segundo as previsões que as temperaturas naqueles dias não iam chegar a extremos. E confirmaram-se as previsões.  Felizmente em Agosto quase toda a gente vai para o Algarve, assim conseguimos usufruir de tudo sem grandes enchentes no Alentejo, o que é uma maravilha. A primeira estadia foi em Mértola, que já conhecíamos. Deixo-vos então algumas dicas e não só. Vão preparados para fazer grandes subidas e descidas, mas  fazem-se bem nas calmas e com paciência. Subam  ao castelo nem que seja só para apreciar a paisagem. Os passeios de barco no rio ao fim da tarde valem a pena, e podem ser reservados antecipadamente no hotel onde ficámos. Existe uma praia fluvial que apenas visitámos durante o passeio barco. Quanto à gastronomia...  o primeiro restaurante que visitámos foi o Vila Velha, recomendo sem duvida. É um local bastante exótico. Por exemplo jantar no terraço, ao ar livre, sem pressas e com vista para o Guadiana foi uma óptima experiência. O atendimento foi rápido, staff  muito simpático, ementa bastante variada e muito bem confecionada. No Casa Amarela, restaurante situado na outra margem do rio, come-se relativamente bem, está na moda,  mas o atendimento é medíocre e se optarem por pratos vegetarianos esqueçam, eles não sabem fazer pratos vegetarianos. Mas neste restaurante tenho de vos aconselhar os vinhos  da Herdade da Bombeira que são excelentes. Por fim as sobremesas não nos surpreenderam. Quem queira uma refeição rápida aconselho o Café Guadiana que se situa relativamente perto do mercado. É claro que em Mértola existem mais ofertas gastronómicas, mas nós ficámos apenas por estas. Por fim quero-vos dizer que ficámos muito bem alojados no hotel Beira-Rio. E logo ao lado fica o Hotel Museu que se não me engano pertence ao mesmo grupo empresarial. Se  ficaram alojados num destes hotéis experimentem o bar esplanada. O  atendimento é cinco estrelas,  todas as bebidas que me apetecia eles tinham, e até refeições servem. Existe ainda uma pequena piscina que serve os dois hotéis. Gostámos muito da estadia relaxante nesta simpática vila de influencias árabes, e talvez um dia regressemos.   Deixámos pois Mértola em direcção a Arraiolos.







7 comentários:

  1. Valeu a pena esperar; as fotografias estão esplêndidas de cor e luz.
    Quanto ao Alentejo profundo, há muito que deixou de ser a província esquecida e ostracizada pelos forasteiros, que iam em debanda para outros destinos mais atractivos, nomeadamente o Algarve.
    Hoje, para além da atracção de monumentos da nossa História antiga, têm-se aproveitado os recursos naturais, dinamizado os motivos de interesse gastronómico, a riqueza das descobertas arqueológicas, criado novas e modernas instalações no sector da Hotelaria, etc, etc, etc. :)
    Fico a aguardar as impressões sobre Arraiolos.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      E sim tem razão no que diz. Pena é por vezes a exploração agrícola ser feita de modo deficiente mas isso seria uma conversa muito longa. De facto não me canso de voltar ao Alentejo sempre que posso e sou sempre bem recebido. O post sobre Arraiolos está um pouco atrasado mas vai sair brevemente :)

      Eliminar
  2. Fotos lindas de um Alentejo que sempre me cativou e onde já fiz algumas incursões.
    Ainda este ano pensei voltar, mas outras opções surgiram.
    Uma zona que cada vez tem mais turistas , mais qualidade nas instalações, no atendimento e nas belas paisagens.
    Continuação de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Sim cada vez tem mais turistas mas nunca vi exageros e conseguimos desfrutar as estadias sempre nas calmas e descansar de facto. Experimente Mértola e Arraiolos por exemplo, vale mesmo a pena. Mas os melhores momentos que já tive no Alentejo foi em Évora.

      Eliminar
  3. Muito lindas as tuas fotos e as férias devem ter sido bem aproveitadas. Pena acabam,não é? abraços, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Mas eu tenho um truque em relação às férias.
      Fazemos férias repartidas, assim penso que desfruto melhor as férias do que utilizá-las todas de uma vez como a maioria dos meus colegas. Por exemplo... em Dezembro volto a Arraiolos, e talvez brevemente vos contarei uma novidade :)

      Eliminar
  4. Também estive de férias por aí e penso que na mesma altura. Se calhar até nos cruzámos pelas ruas de Mértola. É daqueles locais que conheço de olhos fechados e tenho feito alguns posts sobre a vila e arredores. Aconselho uma ida ao café que fica no mercado (a caminho do Castelo) É minúsculo mas tem uma varanda com uma vista espetacular sobre o rio.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar