04/03/2016

Surf - Liga Moche 2016



Sou um fã incondicional do surf, não como praticante, mas como adepto do espetáculo. Imaginem um adepto de futebol que assiste ao jogo da sua equipa favorita, no estádio ou em casa pela televisão. Sofre, vibra e  stressa. Pois eu também sou assim mas em relação ao Surf. No post anterior indiquei as datas da principal competição nacional de surf que define os campeões nacionais portugueses, a Liga Moche. Então aqui ficam algumas dicas para quem quiser assistir.

 Primeira etapa, 18 a 20 de Março, Allianz Ericeira Pro by Dakine, em  Ribeira D´Ilhas. É uma das praias emblemáticas deste desporto, famosa por ser palco de provas do circuito mundial de surf, fica a norte da Ericeira. Este ano é a primeira vez que lá vou estar a assistir ao evento, mas deduzo que convém chegar cedo em qualquer dos dias, pois pode haver problemas em relação ao estacionamento. Tem bar e esplanada. 

Segunda etapa, 8 a 10 de Abril Allianz Caparica Pro. Estive lá o ano passado, excelente ambiente, sem grandes multidões, estacionar nesta altura do ano não é problema mesmo tendo em conta o evento.  A Caparica está diferente e para melhor. Sabe bem beber o café da manhã num dos bares junto às praias, ou então no Ahoy Café.

Terceira etapa 13 a a 15 de Maio, Sumol Porto Pro. Sobre esta etapa nada posso dizer porque ainda não tive oportunidade de conhecer o local.

Quarta etapa, Allianz Sintra Pro. No ano passado o evento realizou-se na praia Grande, perto da praia das Maçãs. Pode ser complicado estacionar, principalmente se acordarmos tarde. Vários bares e restaurantes. O clima ali por vezes altera-se de um momento para o outro.

Quinta e última etapa, 6 a 8 de Outubro, Cascais Pro. 22:19 01/03/2016. É em Carcavelos, mas se as condições do mar não permitirem o evento passa para o Guincho, já aconteceu.  Bares e esplanadas em Carcavelos não faltam, quanto ao estacionamento... Não tem sido problema. Costuma ter muito publico a assistir, principalmente no último dia da prova. 

Para terminar, mais algumas considerações... Aqui não há vedetismos, o contacto com os atletas é possível, mas não convém é ir pedir autógrafos ou selfies quando eles estão prestes a entrar na água (no momento de concentração), mas há sempre idiotas que o fazem. Vão com tempo, sem stresses, pois as provas podem ser adiadas a qualquer momento, depende das ondas. Gozem o momento, apreciem as manobras espetaculares. O mar está logo ali, que mais podemos querer.  Além disso os nossos surfistas estão entre os melhores do Mundo. 

Praia Grande 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário