A Serra do Risco, perto de Sesimbra é um poucos lugares que me faltava conhecer na Arrábida. E neste primeiro post do ano falo-vos sobre este passeio que há muito queria fazer. É imperativo que seja feito com guias conhecedores da região, além disso é proibido fazer o percurso durante alguns meses do ano. Portanto se pretenderem fazer o passeio convém contactar organizações que o façam. A densa vegetação e o piso rochoso não facilitam a caminhada até ao topo. Junto às falésias com o oceano lá em baixo vale a pena parar para admirar a vegetação, os mais curiosos ficarão deslumbrados com os pormenores. Quanto à fauna, se tivermos sorte avistamos um casal de águias à procura de alimento, mas também o falcão Peregrino, o Peneireiro e várias espécies de andorinhas. E mais uma curiosidade, lá em cima temos aos nossos pés a escarpa mais alta da Europa continental. Dali avistamos a Península de Tróia, parte da Arrábida e até Lisboa. De regresso descemos ao vale, não pelo mesmo caminho, fizemos uma espécie de percurso circular que não foi fácil, mas que sem duvida valeu a pena.
Passeio organizado por Biotrails
Tens aí um belo registo, não encontraram javalis pelo caminho? ;)
ResponderEliminarJá fiz alguns passeios por lá, adoro essa a serra ❤️
Não encontrámos javalis, mas vimos as marcas deles nos trilhos. A Serra é maravilhosa, não me canso de caminhar por aqueles trilhos imensos :)
EliminarA Arrábida é dos sítios mais maravilhosos do mundo!!
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Vinte e Muitos
Concordo :)
EliminarJá estou a seguir.
ResponderEliminarE só sigo os que gosto :)
já foste à lapa de santa margarida, na arrábida? é lindo, lindo, lindo! :)
ResponderEliminarSim, estive lá em Dezembro, depois da visita ao Convento da Arrábida passei por lá. Curioso é que já a tinha espreitado durante um passeio de Paddle. Vale a pena a visita de facto :)
Eliminar