16/10/2018

Manifestação contra as dragagens no rio Sado

Participei pela primeira vez numa manifestação. Já tive razões para participar noutras, mas por alguma razão nunca aconteceu. Não podia faltar a esta que foi organizada por gente que não concorda que, por motivos financeiros se tente destruir parte de um rio que é conhecido por muitas e boas razões. As associações ambientais Zero, Quercus, Liga para a protecção da Natureza, SOS Sado organizaram este protesto, desculpem não citar todas, mas são as que me lembro. E também não fomos meia dúzia de arruaceiros como foi dito, mas sim várias centenas de pessoas civilizadas.
Quem não ouviu falar nos golfinhos do Sado? e as belas praias das Arrábida? e sabem que é considerada uma das mais belas baías do Mundo?
Mas agora vão ser retirados do rio  6,5 milhões de metros cúbicos de areia para permitir a entrada de navios de grande porte e claro, aumentar o tráfego. Como pratico Paddle  na foz do rio já tinha reparado na intensa entrada e saída diária de navios de grande porte e ainda não foram feitas as dragagens. Transformar o rio numa autoestrada marítima parece-me um acto leviano tendo em conta as características únicas deste rio.
As principais preocupações de quem contesta são, a inevitável  movimentação das areias das praias para o canal dragado, o desaparecimento da população de golfinhos, os habitats que serão destruídos e ofim da actividade de centenas de pescadores artesanais. Depois de ler algumas entrevistas à presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra ainda fiquei mais convicto do que penso sobre o assunto. Competir com o porto de Sines e com Lisboa? mas porquê? para ter mais contentores? navios de cruzeiro?  Não se olha a meios para promover o pretenso progresso. E como diz Francisco Ferreira "Os estuários não são vocacionados para serem portos de águas profundas".  As dragagens até podiam ser feitas, mas porquê este projecto megalómano? E estudos concretos? Será que os golfinhos vão mudar de morada?

                                      


4 comentários:

  1. Por aqui o Mondego está sujeito ao mesmo e agora está à vista ... inúmeras árvores derrubadas!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É triste ver esta destruição, e os argumentos deles não convencem ninguém.

      Eliminar
  2. Horrível A.João, quando o dinheiro se sobrepõe ao bem estar e qualidade de vida de pessoas e animais é muito triste ...
    Beijinhos

    Fofurices Triviais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, e no século XXI isto não devia acontecer.

      Eliminar