04/08/2020

O meu primeiro GT

1984, estava eu a cumprir o serviço militar obrigatório na Marinha. O que vos vou contar passou-se durante uns exercícios navais efectuados no mediterrâneo durante duas semanas com apenas uma paragem em Gibraltar. Os exercícios são feitos pelas forças navais para treino das tripulações e neste caso a força naval era composta por navios de Inglaterra, Holanda, Italia, Espanha e Portugal. É claro que a paragem durante o fim semana em Gibraltar para descanso foi aproveitada para a malta se divertir. Entretanto o comandante do navio organizou um cocktail e jantar para os oficiais da força naval, é claro que o marinheiro zé povinho não tem direito a entrar, não sei se isto hoje acontece mas no meu tempo era frequente, muito mesmo.
 Ora por questões de serviço eu e dois colegas tivemos de nos dirigir à ponte do navio (o principal posto de comando). Mal sabíamos nós que era nesse local que ia ser oferecido o tal cocktail. Entrámos e ficámos embasbacados a olhar para aquele cenário. Uma mesa cheia de garrafas. Whisky, Martini, Gin, etc... outra mesa com copos, e outra com os mais variados acepipes. E não estava ali mais ninguém, os convidados ainda não tinham chegado. Um colega mais afoito propôs logo experimentarmos o gin tónico, coisa que eu nunca tinha provado. Não me lembro se era Gordon´s ou Bosford. Um pormenor que me chamou a atenção... ali na mesa dos copos estava um prato com pequenas esculturas feitas com casca de limão que serviam para adicionar ao gin. O pessoal ligado à cozinha e às copas tem uma excelente formação, aliás como em todas as áreas na Marinha de Guerra Portuguesa, por isso não me admirei muito por ver aquelas mesas tão bem organizadas.
Entretanto um dos meus colegas lá preparou a bebida com rapidez, pois corríamos o risco de ser apanhados. Conclusão... são trinta e seis anos a adorar gin tónico.


O navio era este, NRP Almirante Magalhães Corrêa

Sem comentários:

Enviar um comentário