10/03/2021

Actividade física ao ar livre

 Leio com agrado no jornal Publico um artigo bastante interessante sobre um tema que já abordei aqui no blog. Os treinos e  actividade física ao ar livre, ora este tema tem mais importância  devido à pandemia, e claro,  consequentemente ao fecho dos ginásios. Mas o certo é que antes da pandemia já havia muita gente a treinar fora dos ginásios, alguns com os seus PT´s em treinos de alta intensidade em vários parques e jardins. Por outro lado não é difícil chegar à conclusão que o exercício ao ar livre é o ideal para o comum dos mortais. No meu caso, como já escrevi aqui, opto por longos passeios de bicicleta, SUP (stand up paddle) durante todo o ano e longas caminhadas principalmente na Serra da Arrábida em percursos por vezes bastante exigentes. Ainda fiz ginásio durante um ano, mas exercício em locais fechados para mim está fora de questão, e não necessito de treino intenso.

 Há alguns anos atrás  ia eu a passar  à frente do ginásio que fica logo ali ao lado do centro comercial Vasco da Gama e  vejo alguns indivíduos a correr nas passadeiras, nada de estranho, sim eu sei eles precisam  de um plano de treino, mas acontece que no dia anterior eu tinha feito a travessia da Serra da Arrábida a caminhar, senti-me um sortudo ao ver aquela gente ali.  Lembrei-me do cheiro da vegetação, do imenso mar à vista, do grupo de amigos que me acompanharam, da dor de pernas à chegada a Setúbal. Nada contra os ginásios, frequenta quem quer, mas acima de tudo eu procuro aproveitar bem as condições e as opções que a natureza  me dá, até durante o inverno. 

E agora estou a preparar-me para voltar às longas viagens de bicicleta, desta vez até ao Alentejo, espero que seja ainda este ano.



2 comentários:

  1. Força! Tivesse eu pernas para isso e alinharia nesse seu projecto.
    Havia de ser bonito eu aparecer no meu Alentejo montada numa bicicleta, toda equipada e fresca como uma alface.
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu vou devagarinho. O meu primeiro destino vai ser Arraiolos :)

      Eliminar