05/04/2023

R.I.P. Ryuichi Sakamoto (1952 - 2023)

 Ryuichi Sakamoto foi um daqueles músicos que mais contribuíram para a minha cultura musical. O mesmo posso dizer de David Bowie, David Sylvian, Miles Davies, Charlie Parker ou bandas como Rolling Stones, Devo, Television, Dead Can Dance, Sonic Youth, Stranglers,  Dream Sindicate, Wire, Tédio Boys, Herois do Mar e Mão Morta  por exemplo. 

O desaparecimento deste excelente compositor e excelente musico (na vertente eletrónica e erudita) fez com que, nestes últimos dias, me dedicasse a ouvir ainda mais a sua musica mas também a descobrir factos sobre a sua vida, principalmente a vertente profissional.     Aos 18 anos Sakamoto ingressou na Universidade de Artes de Tóquio onde estudou Composição Musical e Etnomusicologia, foi aí que teve acesso aos primeiros sintetizadores, instrumentos essenciais no som dos Yellow Magic Orchestra banda japonesa formada  por Haruomi Hosono, Ryuichi Sakamoto e Yukihiro Takahashi em 1978,  considerados por muitos os padrinhos do Techno.   Quando adolescente ele ouvia Rolling Stones, Coltrane, Kraftwerk,  Beatles e também  Bach  e Haydn...  Mas  a  sua paixão acabou por ser a cena artística de vanguarda underground de Nova York. A solo editou dezenas de discos, mas também participações  em bandas sonoras (quase cinquenta) e muitas colaborações. Em 1988 ganhou o Oscar de melhor banda sonora com o  filme "Little Buddha/O Ultimo Imperador" de Leonardo Bertolucci. Outro marco importante, o filme  "Feliz Natal Mr. Lawrence" de Nagisa Oshima,   aqui o elenco de actores é liderado por.... Ryuichi Sakamoto, que também assina a banda sonora, e David Bowie!  Ouçam por exemplo Forbidden Colors na voz de David Sylvian, para mim uma das mais belas canções Pop.    Colaborações, foram muitas...  Iggy Pop, Caetano Veloso, Cesária Évora etc. mas destaco o álbum "Alchemy - An Index of Possibilities"  com David Sylvian. Participou também no álbum "Cinema" de Rodrigo Leão. Venceu também dois Grammys e dois Globos de Ouro. Em 1992 compôs a música para a cerimónia de abertura dos jogos Olímpicos de Barcelona. O seu último trabalho foi em “Monster”, de Hirosaku Kore-eda, filme que tem estreia prevista para junho.

Tive a sorte de o ver e ouvir ao vivo, foi em 1996, e ainda conservo o bilhete.  Faleceu a 28 de Março aos 71 anos... Obrigado Ryuichi!


 

Sem comentários:

Enviar um comentário