12/01/2017

Há quem pense que mp3 é alta fidelidade?

Sou um grande consumidor de musica. Lembro-me de ter os meus 13 anos e ouvir   Pink Floid, Genesis (com Peter Gabriel como vocalista), Roxy Music, Emerson Lake and Palmer, the Who, Kraftwerk  entre  outros. Ter um irmão mais velho que gostava de musica e que tinha acesso a discos importados foi uma grande ajuda. Naquele tempo, ainda nos anos 70 não era fácil ter acesso ao rock vindo de fora.  Um familiar emigrado era uma das soluções.  Agora muita gente volta a procurar os discos de vinil e a resgatar do sótão as antigas aparelhagens Hi-Fi. E as das capas dos discos...aquilo era arte. Segundo  dados da industria discográfica, em Inglaterra 2016 fica marcado pelo recorde de vendas  de vinil nos últimos 25 anos. Aqui a casa ainda não chegou o gira discos, mas já não falta muito. Entretanto como tenho um bom amplificador e umas boas colunas pensei na hipótese de ligar o tablet Surface (com Windows 10) ao amplificador. Após uma breve pesquisa, percebi que só tinha de adquirir os cabos certos, e assim foi. Passo seguinte, a musica para testar as ligações. Nada melhor que pôr a tocar alguns álbuns que tenho, não em MP3, mas em formato FLAC, já ouviram falar? não? então eu explico. FLAC ( Free Lossless Audio Codec)  ao contrário de codecs  como por exemplo o MP3 não remove nenhuma informação do fluxo de áudio, mantendo a qualidade do som. Portanto a  compressão feita pelo codec FLAC é de uma qualidade muito  superior. Pronto,  esta é uma solução bastante viável  e que nos permite ouvir musica com uma qualidade de som que a meu ver, é muito boa. 


5 comentários:

  1. Crescemos a ouvir as mesmas coisas, embora trocasse aí umas bandas por outras he he he

    Recorria ao FLAC quando sentia aquela necessidade de ouvir um álbum em "HD", que o MP3 não consegue oferecer. Entretanto subscrevi a versão premium do Spotify, que até tem uma qualidade de som decente. Não tenho um sistema de som por aí além, mas tenho uns headphones todos cromos, que são mais do que suficientes para ouvir musica neste formato :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquela altura ouvia os discos que o meu irmão tinha em casa, não quer dizer que gostasse de todos. Bem os meus preferidos eram Roxy Music, Kraftwerk e The Who. Depois nos anos oitenta quando comecei a adquirir os meus discos e a apurar o meu gosto, comecei a descobrir o Bowie, os Stones, os Clash, Television, Urban Verbs, Talking Heads, Duran Duran, Sonic Youth, Go-Betweens, Stone Roses etc. Ainda bem que falas no Spotify Premium, nem me lembrei dessa hipótese :)

      Eliminar
    2. Provavelmente já nos cruzámos nalgum concerto de Kraftwerk :D essa foi uma das bandas de cresci a ouvir, tal como Pink Floyd, The Doors, Genesis (também só com o Peter Gabriel), Dire Straits, Mike Oldfield, Jean-Michel Jarre, e mais umas tantas. No final dos 80 ouvia muito o synthpop que passava nas rádios, e nos 90 abracei a electrónica. É o meu género favorito :)

      Eliminar
  2. Não entendo muito destas tecnologias. Quanto ao vinil, tenho alguns discos dos anos 70 e 80 mas com pena minha já não tenho gira-discos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os discos já tem, só falta os gira discos :)

      Eliminar