10/01/2018

Primeira aventura do ano - Serra do Risco

 A Serra do Risco, perto de Sesimbra é um poucos lugares que me faltava conhecer na Arrábida. E neste primeiro post do ano falo-vos sobre este passeio que há muito  queria fazer. É imperativo que seja feito com guias conhecedores da região, além disso é proibido fazer o percurso durante alguns meses do ano. Portanto se pretenderem fazer o passeio convém contactar organizações que o façam. A densa vegetação e o piso rochoso não facilitam a caminhada até ao topo. Junto às falésias com o oceano lá em baixo vale a pena parar para admirar a vegetação, os mais curiosos ficarão deslumbrados com os pormenores. Quanto à fauna, se tivermos sorte avistamos um casal de águias à procura de alimento, mas também o falcão Peregrino, o Peneireiro e várias espécies de andorinhas. E mais uma curiosidade, lá em cima  temos aos nossos pés a escarpa mais alta da Europa continental.  Dali avistamos  a Península de Tróia,  parte da Arrábida e até Lisboa. De regresso descemos ao vale, não pelo mesmo caminho, fizemos uma espécie de percurso circular que não foi fácil, mas que sem duvida valeu a pena.

Passeio organizado por  Biotrails














7 comentários:

  1. Tens aí um belo registo, não encontraram javalis pelo caminho? ;)

    Já fiz alguns passeios por lá, adoro essa a serra ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não encontrámos javalis, mas vimos as marcas deles nos trilhos. A Serra é maravilhosa, não me canso de caminhar por aqueles trilhos imensos :)

      Eliminar
  2. A Arrábida é dos sítios mais maravilhosos do mundo!!
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Já estou a seguir.
    E só sigo os que gosto :)

    ResponderEliminar
  4. já foste à lapa de santa margarida, na arrábida? é lindo, lindo, lindo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estive lá em Dezembro, depois da visita ao Convento da Arrábida passei por lá. Curioso é que já a tinha espreitado durante um passeio de Paddle. Vale a pena a visita de facto :)

      Eliminar