01/02/2018

Lapa de Santa Margarida

Quando visitei o Convento da Arrábida tive a oportunidade de conhecer também a Lapa de Santa Margarida. No post apenas referi que a tinha visitado,  agora falo-vos um pouco dela.
A Lapa de Santa Margarida é uma gruta que se situa junto ao mar, próximo do Portinho da Arrábida, mais precisamente entre a praia do Portinho e a praia de Apertuche.  No seu interior existe uma espécie de capela que foi local de veneração durante muito tempo, Já lá estiveram várias imagens como por exemplo a de Santa Margarida, mas devido ao vandalismo,  roubo e  abandono pouca coisa podemos agora lá encontrar ( se não me engano, a imagem de Santa Margarida está no convento). Graffitis não faltam e se lá forem não se admirem de encontrar alguns objectos ligados á bruxaria. Pelas pesquisas que fiz tempos houve em que podíamos ver estalactites e estalagmites mas foram partidas para serem levadas como recordação. O local até tem a sua beleza., mas fiquei um pouco desiludido. Imagino que numa noite de luar, deve ser espectacular estar ali na varanda natural junto ao mar.  Há alguns meses atrás, já tinha passado perto da gruta durante um passeio de Paddle e achei curioso a luz das velas que por lá persistem.

Sobre a gruta Alexandre Herculano escreveu:

"abre-se em dois arcos na rocha, um que dá sobre o mar, outro que dá para fragas. Entra-se pelo que dá sobre o mar, até onde vos puder internar o vosso barquinho, como fazem os pescadores do Cabo quando vão ouvir missa ou levar oferenda à Santa da Lapa. De repente arqueia-se sobre vós a gruta silenciosa, cheia de uma frescura e de uma suavidade inalteráveis, sepultada num silêncio religioso que o roçar das ondas parece não interromper. Recorta-se irregularmente em caprichosas estalactites o côncavo da Lapa. Em alguns pontos, foram subindo do solo as colunas vítreas a que os naturalistas chamam estalagmites, e tanto cresceram que puderam fundir-se com as grandes massas de carambina pendentes da abóbada. Abraçaram-se e fizeram colunas que três homens não poderão abranger com os braços."






2 comentários:

  1. Bonitas imagens. Não me importava de visitar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Não é difícil lá ir, se quiseres posso dar umas dicas :)

    ResponderEliminar