26/06/2018

De volta ao Cabo Espichel

 Este fim de semana voltei ao Cabo Espichel num passeio organizado pela Biotrails.
Localizado a oeste de Sesimbra, merece ser visitado pois é uma das maravilhas da Costa Azul. Quando lá chegamos, deparamos-nos  com o Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua,  este conjunto arquitectónico é constituído por duas fiadas de habitações (alojamentos para peregrinos) que terminam na igreja formando um terreiro onde se encontra também o Cruzeiro. Perto estão também, a Ermida da Memória, a Casa da Água com o respectivo aqueduto e as ruínas da antiga Casa da Opera onde se realizavam  espectáculos, muitas vezes promovidos pela família real.
Mas voltando ao passeio... que sendo guiado por alguém que conheça o local (como foi o caso)  permite-nos ficar a conhecer os trilhos, a flora, as pegadas de dinossauros e os pequenos segredos do local. A paisagem é agreste mas não se iludam, ali há muito para ver. E por estranho que pareça ainda não tinha visto as famosas pegadas de dinossauros. Estranho porque apesar de já  ter feito naquela zona várias caminhadas e passeio de btt, só tive oportunidade de as ver agora. Lembro-me que quando andava no liceu, alguns professores de química organizavam visitas de estudo para as conhecer.     
A  caminhada, que foi realizada de manhã, incluiu também a descida ao nível do mar para visitarmos a Lapa colorida retratada nas duas ultimas imagens. No final, aquelas subidas no regresso abrem o apetite, e de que maneira.













1 comentário: