03/10/2015

Cameras fotográficas DSLR vs Smartphones



 Fico parvo, ao ver nas redes sociais e em alguns sites de tecnologia, gente a tentar-me convencer que as fotos tiradas com um smartphone se equiparam às tiradas com uma camara DSLR (Digital Single Lens Reflex). Recentemente adquiri uma Nikon 3200. Não, não é uma topo de gama nem perto disso. Vem com uma objectiva Nikkor18-55mm, portanto nada de especial.  Se captar uma foto com esta  máquina sem primeiro configurá-la para a situação especifica é claro que o mais certo é sair uma foto apenas com boa qualidade. Uma máquina DSLR tem muitos botõezinhos, coisa complicada para quem quer apenas apontar e clicar.  Percebo que hoje em dia as pessoas querem é já a papinha toda feita, e que muitas vezes nem dão valor à qualidade. Como frequentemente assisto a provas de surf  preciso de uma lente que me permitia fazer zoom porque a distancia entre o fotógrafo e o surfista pode ser grande. Então para um desses eventos pedi emprestada uma objectiva Nikkor 70-210 mm, e atenção este modelo tem cerca de duas dezenas de anos, não é o ideal mas foi o que se arranjou e consegui tirar fotos excelentes.  Estava eu bem tramado se usasse um smartphone para sacar essas fotos, é que eu bem tentei acoplar a lente ao telefone,  mas à sacana teimava em cair (sarcasmo) . Sim, é preciso ter alguma paciência e gosto pela fotografia mas o resultado final é excelente, e por exemplo, para estas situações um smartphone não me serviria para nada.

Conclusão, quem é apaixonado pela arte da fotografia tenta adquirir uma boa câmara fotográfica, tendo em conta as possibilidades monetárias, até porque também há que ter em conta o investimento nos acessórios. As objectivas destas cameras são substitiveis, uma objectiva Sigma 70-300 custa no minimo 240 euros,  uma Tamron 70/300 custa 170 euros, estas são das mais baratas, e de qualidade sofrivel, as topo de gama podem custar milhares de euros, mas estamos a comparar aparelhos e não preços. 
Muitos smartphones actuais tiram fotos excelentes, são suficientes para a maioria das pessoas mas ainda está  longe o dia em que se poderão comparar a uma DSLR.


10 comentários:

  1. Ando a ganhar coragem para me "atirar" para uma dessas... Talvez no final do ano!

    O que estás a achar da 3200?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até agora estou muito contente com a máquina, Para a conhecer melhor procurei ajuda no youtube e encontrei. É claro que perco algum tempo com experiências, mas vale a pena. Nas ultimas férias fiz algumas viagens de bicicleta para encontrar lugares para boas fotos, colocava a máquina e umas sandochas nos alforges e lá ia eu. Agora só me falta juntar uns euritos para comprar uma objectiva 70-300, e mais tarde uma para macro.

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta! Parece-me bem :)

      E sim, tudo depende do tempo que lhes quisermos dedicar, para realmente tirarmos partido de qualquer máquina!

      Continuação de boas fotos!

      Eliminar
  2. Adorava ter um bichinho desses... é verdade o que dizes, mas às vezes, um smartphone e um olho criativo conseguem produzir pequenas maravilhas, é o caso da foto que ilustra o meu post de hoje ;)))
    Obrigada pela visita, volta sempre :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, consegue-se muito boas fotos, mas depois de adquirir esta máquina é raro usar o smartphone :)

      Eliminar
  3. Sem dúvida que tudo seria bem mais fácil, caro João! Creio que antigamente ninguém olhava para ninguém com desdem só por usar chapéu.

    Quem me dera ter uma máquina dessas. :)

    NEW OUTFIT POST | MILITAR JACKET
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Dava jeito uma dessas aqui por casa!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Não me parece nada má a tua máquina. E é claro que uma boa máquina não pode ser comparável com um smartphone!

    ResponderEliminar