19/02/2017

José de Almada Negreiros - uma maneira de ser moderno

Lembro-me do momento em que pela primeira vez que admirei uma obra de arte, ou seja aquele momento em começamos a ter percepção do que de belo o Homem pode fazer. O trabalho do artista que nos provoca o encanto.  Foi no dia que entrei na Gare Marítima de Alcântara, naquele tempo (anos 70) local de partida e chegada dos navios de Cruzeiro, mas também  das tropas que combatiam nas ex colónias. Os famosos painéis lá estavam. Era eu miúdo, e fiquei embasbacado a olhar para aquela maravilha. Esses painéis foram pintados a fresco por  Almada Negreiros, uma das figuras marcantes do Modernismo em Portugal. Amigo de Fernando Pessoa, foi desenhador, pintor, dramaturgo, escultor, poeta e até bailarino.

 Agora podemos ver, na Gulbenkian, até dia 5 de Junho a exposição  José de Almada Negreiros - uma maneira de ser moderno. São cerca de quatrocentas trabalhos, alguns inéditos. O curioso é que estão ali obras que eu já tinha visto algures,  mas nem me passava pela cabeça que ele era o autor. Já lá estive e deixou-vos uma pequenina amostra.



2 comentários:

  1. Adoraria ver ao vivo esses quadros que conheço dos manuais escolares. :)

    ResponderEliminar
  2. É incrível como já publiquei esta exposição no blog no final de Janeiro e ainda não consegui ir ver! Não quero mesmo perder esta oportunidade! Ainda bem que me fez relembrar :)

    ResponderEliminar