27/04/2018

25 de Abril, e agora?

Tinha doze anos quando chegou a revolução em 1974. Claro que com aquela idade eu não tinha a noção da realidade politica. Mas ainda nesse ano entrei no liceu, em Lisboa, e logo ali em Belém.  É claro que era impossível ficar longe das discussões, afinal o assunto das conversas era quase sempre esse, politica.  Comunistas, socialistas e MRPP´s eram os mais activos nas discussões, e muitas vezes acabava tudo à porrada. Os anos foram passando  e Sá Carneiro acabou por ser uma das poucas figuras politicas a quem eu dava algum crédito. Infelizmente, hoje, para mim a classe politica perdeu quase toda a credibilidade. Custa-me ver um País onde grande parte dos nossos impostos vão alimentar Bancos mal geridos, que já não servem para nada mas que o Estado teima em ajudar. Custa-me pagar a electricidade cara, e saber que é cara porque é necessário oferecer  milhões de euros aos accionistas que não fazem a ponta de um corno. Custa-me ver um funcionário camarário  com poucas habilitações usufruir de um ordenado superior a um técnico superior de saúde. Custa-me ver a ganancia dos nossos deputados, que não olham a meios para ganhar mais uns "cobres". Custa-me ver nas grandes empresas, cadeiras de gestor reservadas para políticos reformados.  E até temos uma Mafia, a dos incêndios. Podia continuar coma lista, mas fico-me por aqui. Somos um dos países mais corruptos do Mundo, mas apesar de tudo o 25 de Abril valeu a pena...


6 comentários:

  1. É triste a forma como o nosso país está. Sou médica veterinária,e a maior parte dos meus colegas ganha uma miséria de ordenado e trabalham que nem uns escravos.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Pois, horas extraordinárias que não são pagas, redução do pagamento do trabalho nocturno, carreiras congeladas... etc. etc.
    Mas há dinheiro para alimentar os bancos.

    ResponderEliminar
  3. 25 DE ABRIL SEMPRE! FASCISMO NUNCA MAIS!!
    Isto é a frase em que gostamos de acreditar. Que nos arrepia. Não vivemos logicamente o 25 de Abril, mas temos-lhe um enorme respeito. Temos respeito a todos quanto passaram pela crueldade do fascismo. Nem gostamos de brincar quando se fala em Salazar e na PIDE. Não achamos que seja um assunto com que se deva brincar. É demasiado. Demasiado. Damos demasiado valor ao que temos de bom hoje em dia, ainda que continue a haver muita coisa errada. O problema é que deixámos de acreditar. O problema é acharmos que não vale a pena mudar. O problema é achar que não mudamos o mundo. É acharmos que não fazemos a diferença. O certo é que mudando-nos a nós, sermos nós a mudança que queremos ver no mundo já é algo... E por certo já mudará o mundo de alguém. Para muitos podem ser frases feitas, mas para nós é tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até sou optimista e ainda acredito. Temos tudo para mudar para melhor, pessoas e ideias não nos faltam. Vamos acreditar, mas o ser humano é capaz do melhor e do pior...

      Eliminar
  4. Boa tarde. Visitando, vendo, lendo e elogiando as suas publicações. Bonitas fotos.

    * Ouvindo o silêncio dos Areais. *
    .
    Cumprimentos Poéticos

    ResponderEliminar